sábado, 24 de julho de 2010

Afinal, o que é ser feliz? - Reflexões da Profª Carla Lopes

Afinal, o que é ser feliz?

Uns precisam de carros, outros de mansões, alguns de um excelente emprego, outros dependem de uma realização emocional, tais como encontrar um amor pra vida toda, algo como um príncipe encantado que fará morada em seu coração para toda a eternidade. Algumas pessoas necessitam apenas realizar alguma coisa que por algum motivo lhe foi removida, tal como voltar a enxergar, ouvir, ou algo parecido. Nossa! Como nós seres humanos somos abstrusos e por muitas vezes incompreendidos; incompreendidos porque sempre queremos e estamos em busca do “algo a mais”, o que para cada um tem um significado. Todavia, para não perdermos o foco, o que é mesmo ser feliz?

Será que a felicidade está relacionada a ter um carro do ano, ou em ter alguém que te faz feliz ao seu lado, ou enxergar no sentido literal da palavra? Não sei se as respostas estão nessas palavras, porque quem possui um carro do ano, quer um emprego ou uma promoção nele, quem tem o emprego quer um carro e assim sucessivamente. Creio que por depositarmos as nossas expectativas demais nas coisas e nas pessoas esperamos demais delas e acabamos nos esquecendo que o personagem principal que nos conduz rumo à felicidade somos NÓS mesmos, isso mesmo, Nós mesmos! Através de nossas escolhas e atitudes, ninguém pode fazer por você aquilo que você mesmo pode fazer.

Temos a grande mania de ficarmos esperando e acompanhando o mundo passar sem participar de nada ou sendo apenas atores secundários, meros expectadores, mas raramente queremos o papel do protagonista, quiçá por medo, insegurança, até mesmo covardia, e aí, o ano, os meses, os dias, as horas... Vão passando e ficamos nos preocupando tanto em ser feliz que muitas vezes nem percebemos que já somos!

Carla Lopes.

Um comentário: