sábado, 26 de março de 2011

REUMSO DA UNIDADE FORMATIVA III - FTG

HISTÓRIA DO TRABALHO E DA PRODUÇÃO DE BENS


Até o século XVIII os objetos eram produzidos em manufatura, ou seja, em casa ou em pequenas oficinas, por ARTESÕES a partir deste século as ferramentas foram substituídas por maquinas a vapor período que foi denominado de REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. A produção passou a ser em SÉRIE, ou seja produtos sempre iguais. Os trabalhadores das fábricas passaram a fazer pequenas TAREFAS repetitivas, perdendo o domínio de seu trabalho como um todo. No Trabalho em LINHA, os operários, posicionam-se junto a uma esteira rolante que transporta o objeto que está sendo produzido e assim não aprende a produzir o produto inteiro e por fazer esforço repetitivo pode desenvolver doenças profissionais, LER ou DORT. No Trabalho em grupo, os participantes podem melhorar ou acrescentar algum detalhe, respeitando o modelo padrão. Pois, cada um é responsável por uma parte do produto para depois juntar. No entanto, além da indispensável cooperação para o trabalho, aumentou a competição entre os trabalhadores, e trouxe à tona outra doença profissional, o ESTRESSE. Já o trabalho artesão, difere dos outros pela quantidade limitada de objetos produzidos e o trabalhador ou artesão domina todo o processo de produção. Os Serviços podem ter interação direta: quando o cliente está presente e se comunica diretamente com o profissional, ou com interação intermediada: quando o cliente e o prestador do serviço estão distantes, e a interação entre eles se dá a partir de algum meio de comunicação: telefone, Internet, rádio, TV, jornal. Os Trabalhadores em contato direto ou indireto com o público são Trabalhadores de LINHA DE FRENTE; Já os Funcionários que não entram em contato com o público, ficam em um espaço separado do pessoal da ponta, são denominados de trabalhadores de retaguarda. Do ponto de vista do cliente, a qualidade está associada ao valor e à utilidade reconhecidas ao produto, estando em alguns casos ligada ao preço. A qualidade na produção atualmente tem o seu controle durante o processo ou seja em cada etapa executada. Quando o controle é feito apenas na saída do produto falhas são inevitáveis havendo maior DESPERDÍCIO e retrabalho. Na prestação de serviços o cliente está em interação com o prestador e pode verificar a qualidade do que é feito. Isto não ocorre na compra de produtos, pois já encontra o produto feito. Para analise de um problema e recomendado o diagnóstico sociotécnico, que leva em conta: o fluxo dos serviços(pessoas que os executam) e a Tecnologia: considera as possibilidades de uso dos equipamentos e como os funcionários lidam com eles; e as relações existentes entre as pessoas, os funcionários, os usuários, os empregados de empresas fornecedoras de equipamentos e matérias primas, etc. Com o PLANEJAMENTO, podemos evitar alguns problemas ou diminuir as conseqüências indesejadas de outros. Mas é bom saber que o planejamento, embora necessário, é sempre incompleto. Daí a necessidade de programar cada atividade e controlar durante a execução para que o resultado seja o mais idêntico possível ao planejado. A este processo é dado o nome de PPCP – Planejamento, PROGRAMAÇÃO e controle da produção.

Núcleo Lucia Oliveira - Prof. Qualificador, Valmir Sales

Um comentário:

  1. Boa tarde!

    Sou educador do Arco da Administração do Projovem Urbano em MG,e gostaria de trocar resumos e trabalhos das unidades formativas com vcs!

    Marival

    email: c7115a@yahoo.com.br

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